Agentes da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) realizaram a Operação Silere entre os dias 7 e 9 de novembro em 17 bairros, para coibir a poluição sonora em Salvador. Durante a ação, 42 equipamentos sonoros foram apreendidos, três notificações foram expedidas e 19 infratores foram multados. Além disso, foram lavrados 17 termos de apreensões de bens e três termos circunstanciados de ocorrência.   A operação contou com o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Guarda Municipal, Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) e as polícias Civil e Militar (PM). Foram vistoriados os bairros de Sussuarana Nova, Sussuarana Velha, Novo Horizonte, São Marcos, Pau da Lima, Vila Canária, Castelo Branco, Dom Avelar, Tancredo Neves, Barros Reis, Cidade Nova, Pau Miúdo, Caixa D’Água, Lapinha, Liberdade, Uruguai e Boa Vista do Lobato.   PAI - Em mais uma operação PAI, entre os dias 8 e dez de novembro, realizada em parceria com a PM, Transalvador, Guarda Municipal e Secretaria de Ordem Pública (Semop), seis infratores foram multados por emitir índices sonoros acima do permitido por lei. Na ação, 23 equipamentos de som foram apreendidos.   Operações integradas - Ainda durante o final de semana, agentes da Sucom, com o apoio das 17ª e 19ª companhias Independentes da PM, vistoriaram os bairros de Caminho de Areia, Massaranduba, Uruguai, Paripe, Nazaré e Ribeira. Quatro equipamentos foram apreendidos e um proprietário de veículo e dois estabelecimentos comerciais foram multados.   Legislação - De acordo com a Lei Municipal 5.354/98, os níveis máximos de som e ruído em Salvador são de 60 decibéis (dB), entre 22h e 7h, e 70 dB das 7h às 22h. Denúncias de poluição sonora devem ser direcionadas à Sucom, pelo telefone 2201-6660. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana.