Os agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) prosseguem com as operações de fiscalização de estabelecimentos em Salvador, com o apoio da Polícia Militar (PM-BA), no intuito de garantir o cumprimento das medidas de combate à Covid-19 e proteção à vida dos cidadãos neste momento mais grave da pandemia. Somente neste fim de semana (dias 12 a 14), 3.636 vistorias foram realizadas em 67 bairros, com um total de 52 interdições, 29 aglomerações dispersadas e um equipamento sonoro apreendido.

 

Dentre as localidades que receberam a operação de fiscalização do comércio estiveram os bairros do IAPI, Pau Miúdo e Santa Mônica. As escolhas dos locais englobaram denúncias e levantamentos dos dados de transmissão daquela região. No trajeto, os fiscais, ao notarem movimentações que indicam descumprimento dos decretos municipais, procuraram conscientizar comerciantes da necessidade de respeito às medidas restritivas.

Foi o que ocorreu com Genoval dos Santos, 72 anos. Após orientações da agente, o comerciante, que faz parte do grupo de risco, compreendeu a necessidade do fechamento do seu estabelecimento – uma barbearia – para seu próprio bem. “A Prefeitura está certa, temos que nos cuidar”, apoiou Santos.

É a mesma mensagem que Everaldo Freitas, coordenador de fiscalização da Sedur, procura transmitir a todos os soteropolitanos. “Estamos vivendo um momento crítico e o combate ao coronavírus tem de ser um esforço conjunto da Prefeitura e dos cidadãos. É importante que todos colaborem. Nossas equipes estão nas ruas há um ano para garantir que as regras sejam cumpridas e ajudando a salvar vidas”, afirma.